Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Militares fazem curso de mentores para o Proerd na próxima semana


Na próxima segunda-feira (14), terá início o 1° Curso de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de Pernambuco. A capacitação será realizada no Campus de Ensino Mata (Cemata), em Paudalho, na Mata Norte, e terá a participação de 22 policiais militares.

O objetivo do curso, que terá carga horária de 40 h/a, é capacitar policiais militares que possuem o curso de instrutor para participar das equipes de treinamento encarregadas da realização de cursos de Formação de Instrutores. Como pré-requisitos, é preciso ter experiência de aplicação do programa em sala de aula, possuir todos os currículos do Proerd e ter habilidade para trabalhar com adultos.

De acordo com o Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretaria de Defesa Social e Coordenador de Apoio do Proerd, João Evangelista, o objetivo é formar novos profissionais, permitindo que o Proerd Pernambuco ganhe autonomia para formar novos instrutores. Além disso, será possível tentar a habilitação para que em Pernambuco funcione um Centro de Capacitação Proerd.

O Facilitador/Master do Curso será o Capitão PMPE Jairo Freitas, da Coordenação Pedagógica do programa. Além dele, irão compor a equipe de facilitação três policiais militares do Mato Grosso e um da Paraíba.

Programa
O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Dare (Drug Abuse Resistance Education), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e atualmente é aplicado em quatro currículos: Educação Infantil e Séries Iniciais, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e currículo para Pais ou Responsáveis.

O Proerd consiste numa ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado instrutor, educadores, estudantes, pais e a comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e de envolvimento com a violência entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o estudante em formação de sua cidadania.link

0 comentários: