Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Ex-deputado Pedro Corrêa dorme no Cotel, em Abreu e Lima, PE

Pedro Corrêa sai do IML do Recife após exame (Foto: Reprodução/TV Globo)O ex-deputado federal Pedro Corrêa, condenado no julgamento do mensalão, irá passar a noite desta sexta-feira (27) no Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel) , em Abreu e Lima, no Grande Recife. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres), o presídio onde Corrêa cumprirá pena não veio definido na documentação encaminhada por Brasília e, por essa razão é que ele foi levado para o Cotel, porta de entrada de presos no estado.

Corrêa chegou ao Recife na tarde desta sexta e foi levado direto para fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área central da capital. Ele ficou no Instituto por quase uma hora. Depois saiu, por volta das 16h30, com as mãos cobertas, na van da Polícia Federal (PF).

O voo trazendo o deputado aterrisou por volta das 14h20 no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul da capital pernambucana. A transferência para o Recife aconteceu por meio do Departamento Penitenciário Nacional, com apoio da Polícia Federal (PF). O ex-deputado deixou o avião direto para a van da PF estacionada na pista do aeroporto, de onde ele seguiu para o IML. Após o exame, o ex-parlamentar foi escoltado até o Cotel. Segundo Giovani Santoro, assessor de comunicação da PF, a passagem pelo Cotel é obrigatória, para procedimentos de rotina.

A autorização para transferência de Pedro Corrêa foi dada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, na última sexta-feira (20). Inicialmente, a defesa do ex-deputado havia solicitado que ele cumprisse pena na cadeia pública de Jataúbax, no Agreste pernambucano, mas o pedido foi indeferido pelo presidente do STF no dia 24 de dezembro.

Indefinido
Inicialmente a Polícia Federal havia informado que Pedro Corrêa cumpriria pena na Penitenciária Agro Industrial São João, na ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. Como o presídio não veio determinado, a Seres encaminhou um pedido à Vara de Execuções Penais na tarde desta sexta solicitando a indicação do local de cumprimento da pena. Esta decisão pode sair ainda no fim de semana, uma vez que a Vara tem plantonista.

Fachada do Cotel  (Foto: Katherine Coutinho/G1)Fachada do Cotel, onde Pedro Corrêa deve passar a noite
(Foto: Katherine Coutinho/G1)

Pedro Corrêa está preso desde 5 de dezembro, quando se entregou à Polícia Federal em Brasília, por conta da condenação no processo do mensalão. Ele começou a cumprir, no Complexo Prisional da Papuda, a pena de 7 anos e 2 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Transferências
O presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, já tinha autorizado transferência de outros cinco condenados para Minas Gerais. São eles, o ex-deputado Romeu Queiroz, a ex-funcionária de Marcos Valério Simone Vasconcelos e os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado, Vinicius Samarane e Kátia Rabello.

Outros pedidos, como o de Marcos Valério, para Minas Gerais, e o do ex-presidente do PT José Genoino, para cumprir prisão domiciliar em São Paulo, ainda não foram analisados.link

0 comentários: