Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seres apura uso de cães para torturar detento do Complexo Prisional do Curado

1
Entidades ligadas aos direitos humanos denunciaram, nesta sexta-feira (20), um suposto caso de tortura a detentos do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. Cães da segurança da unidade teriam sido utilizados no ato. O reeducando Carlos Welisson da Silva Campelo, que cumpre pena no Presídio Agente de Segurança Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), deu entrada no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro, na mesma região da Cidade, vítima de mordeduras pelo corpo, mas já recebeu alta.

Segundo ativistas ouvidos pela Folha de Pernambuco, a irregularidade também ocorre no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Os atos ilícitos, conforme as entidades, estão sendo investigados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Em nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que "não concorda nem autoriza o uso de cão de guarda nas unidades prisionais do Estado" e que "está instaurando um procedimento para apurar os fatos". Também foi determinada a retirada do animal do Pamfa, "bem como de todas as unidades prisionais do Estado". A pasta assegurou, ainda, que o reeducando está fora de perigo, tendo retornado à penitenciária após o devido atendimento médico.link

0 comentários: